By Infinity Inteligência Imobiliária - dezembro 14, 2020


O que esperar do mercado imobiliário em 2021?

Perspectivas são positivas para o novo ano que se aproxima!

Primeiramente, embora 2020 esteja chegando ao final e as notícias sobre uma vacina contra o coronavírus já sejam realidade, ainda é o momento de refletirmos sobre tudo que aconteceu neste ano. Vidas foram ceifadas, empresas faliram, o desemprego bateu recordes, mas a expectativa é de otimismo com a chegada de um novo ano e as celebrações de fim de ano sempre são um bom momento para renovar as esperanças.

Quando um novo ano chega diversos setores começam a fazer projeções. Em relação ao mercado imobiliário em 2021, podemos dizer que 2020 já foi fantástico, mas algumas coisas ficaram para o ano seguinte, principalmente devido a pandemia.

De fato, o mercado imobiliário vem se recuperando desde 2018, após ter enfrentado uma crise que começou em 2013. Em 2021 a recuperação poderá ser vista com o lançamento de novos empreendimentos, assim como a procura por moradias deve se tornar algo constante ao longo deste período.

E as perspectivas são positivas para o novo ano!

Era previsto para 2020 um crescimento superior a 20% em relação a 2019, e isso aconteceu! De fato, muitas pessoas que pensavam em comprar um imóvel perderam o emprego, enquanto outros ficaram com medo de ter esse destino. Por isso, deixaram de fazer a aquisição e adiaram o sonho, que poderá ser realizado em 2021.

Essa demanda reprimida possivelmente trará um boom nas vendas e devemos considerar que durante a quarentena as pessoas passaram a ficar mais tempo em suas casas e perceberam como é importante morar bem. Por isso, o sentimento de necessidade pela aquisição de imóveis ganhou força.

Em 2020, a Caixa Econômica Federal, maior banco de empréstimos habitacionais do país, prolongou o pagamento de parcelas dos financiamentos. Contudo, houve a cobrança de juros e taxas para quem optou por essa modalidade. Ainda assim, é algo que reflete no cenário encontrado durante o ano, embora as previsões fossem positivas.

A perspectiva para 2021 é que o crescimento previsto para 2020 seja visto ao longo do ano. As construtoras e incorporadoras devem fazer novos lançamentos e o número de interessados tende a crescer. A tendência é que o cenário continue positivo nos anos seguintes, com avanços também em 2022 e 2023, quando o mercado imobiliário deverá atingir o mesmo patamar que estava em 2010.

Taxa Selic baixa é sinônimo de vendas para o setor imobiliário

A Taxa Selic atingiu o menor patamar da história em 2020 e novos cortes não são impossíveis. O índice é mantido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Em agosto de 2019 marcava 6,5%, no fim de 2020 chegou a 2%. As quedas vêm acontecendo desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência da República.

Economistas apostam que a Taxa Selic não passará de 2,75% em 2021 e em 2022 poderá atingir até 4,50%. Portanto, se a previsão se confirmar, o cenário é positivo para o mercado imobiliário em 2021, já que a taxa de juros para os financiamentos continuará baixa. Desse modo, mais famílias podem se interessar pela aquisição de imóveis.


 

  • Compartilhe:

Talvez lhe interesse

0 comentários